Anéis de Formatura

Segundo modelos tradicionais um anel de formatura deve ser em ouro amarelo com a respectiva pedra preciosa (gema) representativa do curso. A pedra preciosa (gema) do anel deve ser oval para as senhoras e quadrada para os homens.

Tradicionalmente, o anel de formatura caracteriza-se por apresentar os emblemas representantes da respectiva formatura  do curso nas laterais e as pedras preciosas com a cor respectiva do curso apresenta-se no centro do Anel de formatura.

 As principais pedras de cor utilizada na confecção de anéis de formatura são: água marinha, ametista, esmeralda, granada, ônix, opala, rubi, safira azul, topázio, turmalina rosa e turmalina verde.

Em anéis de formatura contemporâneos, valoriza-se cada vez mais a exclusividade e a criatividade. Pode-se optar por criar um estilo de anel de formatura – com uma vertente de joalharia de autor – onde se usa e abusa de novos conceitos, técnicas e materiais que dão um carisma mais excêntrico e revolucionário aos anéis de formatura. Normalmente, nesta personalização do anel de formatura, respeitam-se algumas das características tradicionais como, o uso do ouro amarelo (alguns optam, mesmo assim por ouro branco), a cor da pedra da respectiva formatura, e os símbolos (quando se opta por aplica-los, algumas pessoas ou os aplicam estilizados, ou optam mesmo por não os colocar).

É uma opção muito pessoal, seguir a tradição ou simplesmente criar algo único e muito pessoal que simbolize uma época importante na vida profissional e pessoal da pessoa.

 

Anel de formatura: Símbolos e gemas representativos de cada curso


Símbolos e pedras dos anéis de formatura

 

Para cada anel de formatura são usadas cores de pedras diferentes. Os anéis de formatura podem também ser cravejados de brilhantes.

 

Simbolismo de algumas pedras usadas em anéis de formatura:


- Área das ciências exactas – safira – que representa sabedoria, retidão e exatidão, tudo a ver não é?

- Área da da saúde – esmeralda – simboliza a arte da cura.

- Área da comunicação – rubi – representa o dom da palavra.

- Áreas ligadas ao espiritual – ametista – pedra que traz energias positivas, através de sua cor violeta.

- Para bioquímica – topázio – fomentador da inteligência.

 

Nos dias de hoje, há uma maior abertura e liberdade que permitem a cada um marcar a sua graduação com um anel de formatura, seja ele mais tradicional, seja ele mais contemporâneo. Assim como também já é muito mais fácil aceder e pedir a um designer ou um técnico de joalharia para conceber um anel de formatura mais personalizado de acordo com o gosto da pessoa.

 

CLIQUE AQUI PARA ESCOLHER SEU ANEL